Os novos sapatos da Nike dão aos corredores uma vantagem desleal?

Os novos sapatos da Nike dão aos corredores uma vantagem desleal?

As sapatilhas usadas pelos três medalhistas na maratona da Olimpíada do Rio de Janeiro, no ano passado também pelos vencedores de grandes maratonas em Berlim, Chicago e Nova York podem ter proporcionado uma vantagem além do limite. Qual é o limite entre a tecnologia versus a assistência ao atleta?

633577-970x600-1

Esse assunto é polêmico e um tanto delicado, a IAFF ( sigla em inglês da Associação Internacional de Federações de Atletismo), que é a organização que administra o atletismo mundial comunicou que tem recebido diversas perguntas de atletas e de suas equipes sobre a utilização de calçados de um novo design, produzido pela Nike e por outras companhias.

A organização já comunicou que o comitê técnico da entidade se reunirá para  verificar o que deve ser feito: mudar ou revisar as aprovações.

Em artigo recente assinado pelo Jeré Longman  publicado pelo jornal “The New York Times” o articulista  ressalta que a “IAAF  está sob pressão em várias frentes, com casos de doping, de corrupção, e questões quanto ao nível de testosterona permitido nas atletas mulheres. E a organização há muito tempo parece despreparada para definir o que os atletas estão autorizados a usar em seus pés e pernas.”

Aguardemos o posicionamento da organização. E você o que pensa sobre o assunto?  Essa assistência pode ser considerada ética e legal?

 

Saiba mais:

IAFF: Associação Internacional de Federações de Atletismo

https://www.iaaf.org

Jeré Longman: Repórter esportivo do New York Times desde outubro de 1993, cobrindo uma variedade de esportes internacionais, principalmente os dos Jogos Olímpicos.Jared-Longman-articleInline

Link de Acesso para o artigo de Jeré Longman ( The New York Times)

https://www.nytimes.com/2017/03/08/sports/nikes-vivid-shoes-and-the-gray-area-of-performance-enhancement.html




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *